Uma operação de vistoria ocupou as equipes da Secretaria Municipal de Obras e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) nesta sexta-feira (27). A ação consistiu em visitas aos córregos das regionais Petrolândia e Sede.
As vistorias serviram para que fossem emitidas licenças ambientais que permitissem as operações de limpeza e desassoreamento dos cursos d’água. O objetivo é entregar os serviços antes do período chuvoso quando há grande ocorrência de enchentes com perdas materiais e, eventualmente, vidas.
O administrador da Regional Petrolândia, Gedean Barbosa de Oliveira, acompanhou a vistoria e enalteceu o apoio recebido. “Temos muitos recursos hídricos, nascentes e córregos, assim como muita área verde na nossa regional. Aqui foram vistoriados os córregos Imbiruçu, Beija Flor, Estiva, Tropical e Chico Mendes. É preciso ressaltar o grande apoio que estamos recebendo da Semad e do secretário Professor Wagner, que sempre nos é receptivo e sensível às nossas reivindicações”, completa.
Este é um trabalho de iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Semad, Secretaria de Municipal Obras e Serviços Urbanos e da Subsecretaria de Limpeza Urbana, que vai atender as oito regionais do município, que listaram previamente os córregos que necessitam de atenção prioritária. As autorizações ambientais emitidas incluem todas as peculiaridades de cada córrego. A proposta é terminar a vistoria dos quase setenta córregos listados até a segunda semana de agosto. A partir daí, começam as obras de limpeza e recuperação das margens e desassoreamento dos córregos.
Esse projeto está integrado com o Contagem das Nascentes e com o Grupo de Factíveis que tem o intuito de analisar os lançamentos de água e esgoto no município e fazer as ações e autuações necessárias para acabar com esse problema em Contagem. A apresentação das metodologias e formas de ação do Grupo de Factíveis se dará nesta segunda-feira (30), às 8h30, no auditório da Prefeitura, e está aberta a população interessada.